domingo, 29 de março de 2009

O HOMEM NÉCESSAIRE

REPORTAGEM DO FANTÁSTICO - 22/março/2009

Trazendo o tema "vaidade masculina" para um debate descontraído e superficial junto às famílias brasileiras (porém já apontando tendências comportamentais entre elas), o Fantástico levou ao ar no dia 22/03/09 uma reportagem sobre homens que consideram seus rituais de cuidados pessoais tão importantes que passaram a aderir à nécessaire, um objeto que até então pertencia especialmente ao universo feminino.

Quatro figuras do gênero masculino bastante comuns na nossa sociedade brasileira falam sobre a preocupação com a estética e a aparência, tornando a nécessaire um objeto indispensável no dia a dia (como sempre foi para nós, mulheres).

Estes homens exemplificam exatamente o contraponto que faço na minha pesquisa, no qual o gênero masculino tem se permitido cuidados até então pertencentes somente ao universo feminino, porém sem abrir mão da postura de machão: repare que todos eles estão intimamente ligados ao universo do macho tradicional através de suas atividades: futebol, carros, comércio (mundo da rua, masculino).

Podemos perceber que o Novo Homem não é apenas aquela figura mais vanguardista, à frente do seu tempo, que está sempre alinhado com as últimas tendências da moda e desconectado do macho tradicional.

Para ver a reportagem completa, acesse: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1053837-15605,00-MARMANJOS+SE+RENDEM+A+NECESSAIRE.html

Joyce estréia o FAROL DE MILHA
Espaço para ampliar nosso universo, com conteúdo adicional aos temas abordados nos Saraus expostos aqui, sem prazo limite. Mesmo temas que foram apresentados há muito tempo, poderão ser reconsiderados e mais aprofundados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário