sábado, 21 de março de 2009

MONOGRAFIA DA JOYCE

UNIVERSO MASCULINO - II SARAU FILOSÓFICO, em 05/março

Joyce foi nossa palestrante e nos presenteou com uma brilhante apresentação da sua Monografia: 
"Quem disse que homem não chora?". 
Nosso encontro teve também a participação do estilista Alexandre Bucci como convidado especial. E tivemos ainda os convidados participantes, Mariana Cogswell e Rodrigo dos Reis que muito contribuíram para enriquecer ainda mais o nosso encontro. 

Dia 05 de março, 5a.feira, no Universo do Conhecimento.

A Monografia da Joyce nos conduziu a uma reflexão sobre as transformações que afetam o comportamento do homem contemporâneo e nos sinalizou necessidades de consumo deste Novo Homem. O pequeno roteiro abaixo ajudará a relembrar o conteúdo apresentado e indicamos, ao final do post, a bibliografia específica utilizada por ela, para quem tiver interesse em aprofundar o tema.


AS TRANSFORMAÇÕES
Do novo modelo familiar da sociedade brasileira e a mulher como importante agente transformador ...
Vale relembrar aqui a frase que o professor Zé Augusto nos apresentou em aula:
"Mulheres são como pedras jogadas num lago espelhado, cujas marolas afetam diretamente os homens."
... à valorização de atitudes que não mais enaltecem o perfil do "machão", como ser mais afetuoso e praticar a vaidade.

A IDENTIDADE MASCULINA
A construção da masculinidade até os dias de hoje com a imagem do "homem de verdade". E a formação da identidade através da socialização dos meninos, com a valorização da virilidade. E o destaque de dois aspectos fundamentais: a relação do homem x trabalho e o desempenho sexual.

DESCOBERTAS SOBRE O NOVO HOMEM
Os resultados da pesquisa qualitativa aplicada pela Joyce:
  • o compartilhamento de "algumas" responsabilidades com a mulher;
  • o tempo dividido entre trabalho e família;
  • a preocupação com a aparência física e os novos cuidados;
  • a expressão das emoções - afeto e papel de provedor;
  • a lacuna a ser preenchida pelas marcas, quanto a produtos e campanhas que "falem" melhor com este Novo Homem;
  • e as imagens dos "rejeitados" e do "favorito" quanto à identificação com os entrevistados. 
CONCLUSÕES
Joyce apontou conclusões maduras, resultado de um trabalho sério e embasado, fundamentais para quem pretende entender melhor este Novo Homem:
  1. Os papéis definidos e divulgados pelo mercado ainda não refletem o homem moderno na sua essência;
  2. O gênero masculino continua em constante transformação;
  3. Existe  grande oportunidade em explorar este segmento, com o maior poder de compra - possibilitado pela contribuição da mulher na renda familiar - e a permissão para consumir - o que antes ele não consumia - do homem contemporâneo;
  4. E, por fim, mas não menos importante = AINDA HÁ MUITO O QUE SE ESTUDAR SOBRE O NOVO HOMEM.

Bibliografia:
Indicação de títulos específicos utilizados pela Joyce.
  • BOURDIEU, Pierre - A dominação masculina. Editora Bertrand Brasil, 2005.
  • NOLASCO, Sócrates - O mito da masculinidade. Editora Rocco, 1995.
  • SALZMAN, Marian; MATATHIA, Ira; O'REILLY, Ann - The future of men. Editora Palgrave USA, 2005.
E os textos de Nolasco e DaMatta no livro Homens, organização de Dario CALDAS, editora Senac, 1995:
  • NOLASCO, Sócrates - Um homem de verdade.
  • DAMATTA, Roberto - Tem pente aí? Reflexões sobre a identidade masculina.
Obs: os livros do Bourdieu e do Nolasco e o livro Homens podem ser difíceis de encontrar nas livrarias, mas são encontrados em sebos, através do site Estante Virtual.

Joyce utilizou também o livro organizado pela antropóloga Mirian Goldenberg, que estuda e pesquisa gêneros e sexualidade. No livro em questão 6 artigos demonstram as mudanças de comportamento nas relações entre os sexos na sociedade brasileira contemporânea.
  • GOLDENBERG, Mirian (org) - Os novos desejos: das academias de musculação às agências de encontros. Editora Record, 2000. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário