UNIVERSO MASCULINO - II SARAU FILOSÓFICO, em 05/março
Joyce foi nossa palestrante e nos presenteou com uma brilhante apresentação da sua Monografia:
"Quem disse que homem não chora?".
Nosso encontro teve também a participação do estilista Alexandre Bucci como convidado especial. E tivemos ainda os convidados participantes, Mariana Cogswell e Rodrigo dos Reis que muito contribuíram para enriquecer ainda mais o nosso encontro.
Dia 05 de março, 5a.feira, no Universo do Conhecimento.
A Monografia da Joyce nos conduziu a uma reflexão sobre as transformações que afetam o comportamento do homem contemporâneo e nos sinalizou necessidades de consumo deste Novo Homem. O pequeno roteiro abaixo ajudará a relembrar o conteúdo apresentado e indicamos, ao final do post, a bibliografia específica utilizada por ela, para quem tiver interesse em aprofundar o tema.
AS TRANSFORMAÇÕES
Do novo modelo familiar da sociedade brasileira e a mulher como importante agente transformador ...
Vale relembrar aqui a frase que o professor Zé Augusto nos apresentou em aula:
"Mulheres são como pedras jogadas num lago espelhado, cujas marolas afetam diretamente os homens."
... à valorização de atitudes que não mais enaltecem o perfil do "machão", como ser mais afetuoso e praticar a vaidade.
A IDENTIDADE MASCULINA
A construção da masculinidade até os dias de hoje com a imagem do "homem de verdade". E a formação da identidade através da socialização dos meninos, com a valorização da virilidade. E o destaque de dois aspectos fundamentais: a relação do homem x trabalho e o desempenho sexual.
DESCOBERTAS SOBRE O NOVO HOMEM
Os resultados da pesquisa qualitativa aplicada pela Joyce:
- o compartilhamento de "algumas" responsabilidades com a mulher;
- o tempo dividido entre trabalho e família;
- a preocupação com a aparência física e os novos cuidados;
- a expressão das emoções - afeto e papel de provedor;
- a lacuna a ser preenchida pelas marcas, quanto a produtos e campanhas que "falem" melhor com este Novo Homem;
- e as imagens dos "rejeitados" e do "favorito" quanto à identificação com os entrevistados.
CONCLUSÕES
Joyce apontou conclusões maduras, resultado de um trabalho sério e embasado, fundamentais para quem pretende entender melhor este Novo Homem:
- Os papéis definidos e divulgados pelo mercado ainda não refletem o homem moderno na sua essência;
- O gênero masculino continua em constante transformação;
- Existe grande oportunidade em explorar este segmento, com o maior poder de compra - possibilitado pela contribuição da mulher na renda familiar - e a permissão para consumir - o que antes ele não consumia - do homem contemporâneo;
- E, por fim, mas não menos importante = AINDA HÁ MUITO O QUE SE ESTUDAR SOBRE O NOVO HOMEM.
Bibliografia:
Indicação de títulos específicos utilizados pela Joyce.
- BOURDIEU, Pierre - A dominação masculina. Editora Bertrand Brasil, 2005.
- NOLASCO, Sócrates - O mito da masculinidade. Editora Rocco, 1995.
- SALZMAN, Marian; MATATHIA, Ira; O'REILLY, Ann - The future of men. Editora Palgrave USA, 2005.
- NOLASCO, Sócrates - Um homem de verdade.
- DAMATTA, Roberto - Tem pente aí? Reflexões sobre a identidade masculina.
Obs: os livros do Bourdieu e do Nolasco e o livro Homens podem ser difíceis de encontrar nas livrarias, mas são encontrados em sebos, através do site Estante Virtual.
Joyce utilizou também o livro organizado pela antropóloga Mirian Goldenberg, que estuda e pesquisa gêneros e sexualidade. No livro em questão 6 artigos demonstram as mudanças de comportamento nas relações entre os sexos na sociedade brasileira contemporânea.
- GOLDENBERG, Mirian (org) - Os novos desejos: das academias de musculação às agências de encontros. Editora Record, 2000.
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