sábado, 20 de dezembro de 2008

INDICAÇÕES DO ALVARO

ALGUNS DOS LIVROS QUE O ALVARO NOS INDICOU DURANTE O CURSO. OS DOIS LIVROS DO STEVEN JOHNSON, O LIVRO DE ITALO CALVINO E AS CONFERÊNCIAS QUE ELE PREPAROU PARA HARVARD, E O ÚLTIMO LIVRO INDICADO PELO ALVARO, APÓS FINALIZADA A DISCIPLINA. ELE COMENTOU QUE ACHOU O LIVRO MUITO BOM E JÁ ESTAVA LENDO PELA SEGUNDA VEZ. 

EMERGÊNCIA (2003)
A dinâmica de rede em formigas, cérebros, cidades e softwares.
Autor: JOHNSON, Steven
Editora: Jorge Zahar
Assunto: Ciências, Filosofia e História
Dados: 232 pag. - 1a.ed
OWNER: CARLA

Sinopse
O que têm em comum um formigueiro, o cérebro humano, as cidades e os modernos softwares? Todos são exemplos de sistemas auto-organizados que privilegiam as sequências, em detrimento da lógica e nos quais se dispensa a presença de um controle centralizado para haver ação. Surgem de um nível de elementos relativamente simples em direção a formas de comportamento mais sofisticados e por isso são chamados sistemas emergentes. Por meio de uma breve história de tais sistemas, Steven Johnson analisa pioneiros e pensadores que contribuíram para a construção dessa teoria, seja no terreno da biologia, da biofísica, do urbanismo ou do design de softwares.

SURPREENDENTE! (2005)
A TV e o videogame nos tornam mais inteligentes.
Autor: JOHNSON, Steven
Editora: Campus
Assunto: Ciências Sociais e Sociologia
Dados: 216 pag. - 1a.ed
OWNERS: JOYCE / CARLA

Sinopse
O crítico social e cultura Steven Johnson levanta uma questão polêmica ao afirmar nesse livro que nossa cultura popular nunca foi tão inteligente. Apoiado em campos do conhecimento como a neurociência, economia e teoria da comunicação, Johnson mostra como a cultura de massa nos torna pessoas mais inteligentes. Quando alguns dos mais aclamados programas de TV, como Os Simpsons e 24 horas, são examinados com mais atenção, revelam uma surpreendente sofisticação narrativa e exigem um esforço intelectual. E é por meio dessa abordagem polêmica que o livro vem nos provar que a nossa cultura não está declinando. Ao contrário disso, a cultura pop está crescendo de maneira cada vez mais elaborada, impondo novos desafios cognitivos que moldam nossa maneira de pensar.

SEIS PROPOSTAS PARA O PRÓXIMO MILÊNIO (1990)
Autor: CALVINO, Italo
Editora: Companhia das Letras
Assunto: Teoria e Crítica Literária
Dados: 144 pag. - 9a.ed
OWNER: CARLA

Sinopse
Declaração de ética, mais de que poética, as conferências que Calvino preparou para a Universidade Harvard representam o testamento artístico de um dos protagonistas literários do fim do milênio. Em meio à crise contemporânea da linguagem, cada vez mais aguda, o escritor italiano identifica as seis qualidades que apenas a literatura pode salvar - leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade, consistência - virtudes a nortear não apenas a atividade dos escritores mas cada um dos gestos de nossa existência.

UMA BREVE HISTÓRIA DO FUTURO (2008)
Autor: ATTALI, Jacques
Editora: Novo Século
Assunto: Ciências Sociais e Ciência Política
Dados: 224 pag. - 1a.ed
OWNER: CARLA

Sinopse
Aproximadamente em 2060, ou mais cedo, nem o Império Norte-Americano, nem o hiperconflito serão toleráveis. Novas forças, altruístas e universalistas, já atuantes hoje, tomarão o poder mundialmente, devido a uma premência ecológica, ética, econômica, cultural e política. E conduzirão, progressivamente, a um novo equilíbrio, dessa vez planetário, entre o mercado e a democracia: a hiperdemocracia. Instituições mundiais e continentais organizarão a vida coletiva, graças a novas tecnologias. Nesses tempos vindouros, menos longínquos do que se crê, o mercado e a democracia, no sentido em que nós os entendemos hoje, se tornarão conceitos ultrapassados, lembranças vagas, tão difícies de compreender como o são hoje o canibalismo ou os sacrifícios humanos. O objetivo deste livro é mostrar que essa é, no entanto, a cara mais verossímil do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário