
UMA MULHER E UM HOMEM DE NACIONALIDADES, PROFISSÕES E HISTÓRIAS DE VIDA COMPLEMENTE DIFERENTES. MAS AMBOS SÃO EXEMPLOS DE VIDA DOS QUAIS TEMOS MUITO A APRENDER.

INFIEL (2007)
A história de uma mulher que desafiou o islã.
Autor: ALI, Ayaan Hirsi
Editora: Companhia das Letras
Assunto: Biografias
Dados: 504 pag - 1a.ed
OWNER: JOYCE
Sinopse
Em novembro de 2004, o cineasta Theo van Gogh foi morto a tiros em Amsterdã por um marroquino que em seguida o degolou e lhe cravou no peito uma carta em que anunciava sua próxima vítima - Ayaan Hirsi Ali, que fizera ao lado de Theo o filme 'Submissão', sobre a situação da mulher muçulmana. E assim essa jovem exilada somali, eleita deputada do Parlamento holandês e conhecida na Holanda por sua luta pelos direitos da mulher muçulmana e suas críticas ao fundamentalismo islâmico, tornou-se famosa mundialmente. No ano seguinte, a revista Time a incluiu entre as cem pessoas mais influentes do mundo. Em 'Infiel', sua autobiografia precoce, Ayaan narra a impressionante trajetória de sua vida, desde a infância tradicional muçulmana na Somália até o despertar intelectual na Holanda. É uma vida de horrores, marcada pela circuncisão feminina aos cinco anos de idade, surras frequentes e brutais da mãe, e um espancamento por um pregador do Alcorão que lhe causou uma fratura no crânio. Na Holanda, ela descobre os valores ocidentais iluministas de liberdade, igualdade e democracia liberal, e passa a adotar uma visão cada vez mais crítica do islamismo ortodoxo, concentrando-se especialmente na situação de opressão e violência contra a mulher na sociedade muçulmana.

A SAGA DAS MÃOS (2007)
A impressionante trajetória do maestro e um dos maiores intérpretes de Bach.
Autor: MARTINS, João Carlos / NASSAR, Luciano Ubirajara
Editora: Campus
Assunto: Biografias
Dados: 160 pag - 5a.ed
OWNER: CARLA
Sinopse
'A saga das mãos' conta a história do maestro e pianista João Carlos Martins, um ser humano extraordinário apaixonado pela música - em especial pela música de Bach. Trata-se de um livro sobre superação e determinação, recheado de histórias comoventes e divertidas. O leitor certamente se surpreenderá com as mensagens de Martins e ficará estupefato com suas idiossincrasias durante as gravações, seu jeito 'louco' de ensinar, sua obsessão em treinar ao teclado até 20 horas por dia - inclusive sábados, domingos e feriados -, seu prazer pessoal pelo timbre dos pianos Baldwin (e não pelos Steinway), sua coragem em enfrentar tratamentos médicos dolorosos, enfim, sua imensa vontade de brilhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário